EMP: 4 Passos para um bom Planejamento estratégico

 

Boa noite camaradas internautas.

A sua empresa tem um planejamento estratégico?

Se você não fez o seu planejamento estratégico, ou não sabe por onde começar, já passou da hora de você se preocupar com o futuro da sua empresa. 

- Por onde devo começar o planejamento estratégico de meu empreendimento?

Uma ótima pergunta, mas antes disso vamos entender o que determina o Planejamento Estratégico. O planejamento determina que a empresa desenvolva seu conjunto de tarefas maiores, de maneira disciplinada e organizada, visando atingir objetivos que a levarão a um futuro melhor.

Por sua importância e abrangência, o planejamento deve ser desenvolvido pelo conjunto das principais lideranças da empresa, como forma de fortalecimento de ideias e intenções de maneira flexível.

Planejar estrategicamente significa compatibilizar as oportunidades oferecidas pelo ambiente externo às condições internas, favoráveis ou não, da empresa, de modo a satisfazer seus objetivos futuros.

Gerir uma empresa, independente do porte, pode ser uma tarefa muito mais complicada do que parece. É normal ser tomado pelas atribuições diárias, e simplesmente não conseguir parar por um momento para traçar um planejamento estratégico eficiente. Afinal, qualquer atividade que aparece pode ser definitiva para o futuro daquela organização, e não fazê-la, pelo motivo que for, pode ser um tremendo erro.

Esta lógica tem sentido, o fato é que tendemos a tentar resolver todas as questões, sempre, da maneira mais rápida possível. E apesar disso parecer a única atitude sensata, a verdade é que conseguir desacelerar as ações e traçar o seu planejamento estratégico, pode ser um divisor de águas, mesmo que isso represente um atraso em alguma atividade.

Resumidamente, pode-se dizer que o planejamento enseja responder a três questões principais:
  • Onde estamos?
  • Para onde queremos ir?
  • Como chegar lá?

Segue a baixo quatro passos básicos para criar um bom planejamento estratégico e alavancar de vez as atividades da sua empresa.

1. Articule sua visão – seu propósito, missão e valores.

Como líder, é essencial que você crie e articule uma visão central da companhia. Isso é o primeiro passo para guiar o seu planejamento estratégico. Após construir essa visão, defina uma meta concreta para ser alcançada a longo prazo. Agora, você precisa definir como você irá alcançar seu objetivo principal. Quais são as ações que devem ser tomadas para cumprir o seu propósito a longo prazo.

2. Entenda como a estratégia guia o planejamento.

Agora é a hora de você definir as virtudes da sua empresa e, assim, traçar as estratégias mais apropriadas para transformar o primeiro passo em algo real. Identifique de três a cinco táticas, a partir de suas maiores qualidades, todas elas com foco total no cumprimento da sua missão a longo prazo.

3. Conecte sua visão às prioridades anuais e trimestrais.

Mesmo após definir o objetivo principal da sua empresa, e as táticas que podem levar ao cumprimento dele, um grande desafio é fazer as pequenas tarefas diárias que levarão ao sucesso a longo prazo. Tente dividir o tempo. Defina prioridades anuais, baseadas na sua meta principal. Depois, trace objetivos trimestrais, que, se cumpridos, irão ajudá-lo a se aproximar do seu alvo para o ano. A partir daí, defina os projetos e tarefas a serem desenvolvidos para completar a meta trimestral.

4. Estabeleça um ritmo!

Um bom planejamento estratégico não é algo que será feito de uma só vez. Você não vai simplesmente se sentar um dia, criar todo um guia de ações e pronto. Leva tempo e você pode aprender novas estratégias ou até mesmo descobrir erros na estrutura do seu modelo. Estabeleça um roteiro de reuniões para tratar desse assunto. Durante elas, discuta o que vem dando certo e o que não vem, e mude o que for preciso.

"Planejamento estratégico vira realidade com uma ferramenta de gestão!"

Para concluir, eu diria que toda empresa precisa de um planejamento estratégico. E não adianta dizer “Ah, eu tenho um planejamento na minha cabeça.”. Para fazermos as coisas funcionar devidamente, precisamos realmente planejar elas. Quando se trata de algo que acontece lenta e gradualmente, como a evolução de uma empresa em uma determinada área, é muito difícil manter o foco.
Por isso, o planejamento de uma empresa é algo que tem que ser discutido semanalmente, ou no máximo, mensalmente, em reuniões e outros tipos de eventos. O planejamento estratégico deve ser algo vivo e palpável dentro da empresa, senão ele será só mais uma placa dourada na parede do corredor.
O Grupo E.L.A.N.E. pode te ajudar a ter um melhor controle sobre as atividades da sua empresa. Através de um sistema de organização e priorização de tarefas, fica muito mais fácil estabelecer aquilo que realmente importa para o futuro da companhia, fazer com que seus colaboradores trabalhem nessas atividades e, com isso, alcancem o seu verdadeiro potencial.

Qualquer duvida nos procurem.

autor Eddie

Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS