EMP: Como melhorar as vendas em seu negócio com simples ações


Olá caros leitores, como vão vocês? Tudo bem?

Hoje falarei um pouco sobre vendas, e como os empresários e futuros empreendedores devem agir de forma simples, caso elas tenham uma redução ou estejam estagnadas, independente do quadro econômico.

Tenho observado em minhas andanças pelas ruas, que alguns estabelecimentos comerciais continuam com “movimento” de clientes e outros nem tanto; assim como tenho ouvido muitos empresários (para variar), reclamarem sobre a “queda” nas vendas em seus negócios e/ou sempre culpando alguém por isso (a crise, a concorrência, o Governo, o desemprego, etc) e não a ele próprio por falta de uma ação para recuperar/alavancar essas vendas.

Vocês acham que ninguém vai mais consumir? Todos deixarão de ir ao cinema, ao restaurante, de consertar um pneu que furou, de ir à lanchonete, aos Parques, aos Shoppings para adquirir um produto? Calma gente não está tão ruim assim!

Muito pelo contrário, às vezes em momentos “turbulentos”, é que enxergamos a oportunidade das vendas crescerem e dos negócios expandirem. Basta estarmos atentos aos nossos negócios, ao mercado, e principalmente em saber o que os consumidores desejam e naturalmente fazermos uma boa gestão na empresa. Devemos estar propenso a mudar, inovar o jeito de fazer as coisas. E é isso que alguns empresários fazem principalmente em tempos de “crise”; por isso os sucessos em seus negócios.

Até posso entender que houve uma redução de consumo, afinal o Brasil está passando por uma “turbulência” econômica; e digo isso, por que eu mesmo revi a minha forma de consumir com toda essa situação; porém não deixei de consumir, mas posso dizer que estou mais seletivo e tenho pesquisado muito mais antes de comprar, até para conhecer outros (novos) estabelecimentos e/ou produtos para consumi-los.

Mas se você empresário não tomar algumas ações básicas sobre seu negócio, é aí que as vendas cairão mesmo, e perderão a oportunidade de crescerem.

Mas e aí, que ações básicas são essas?

Ora pessoal, são coisas simples que você mesmo pode fazer ou buscar ajuda com outras empresas (como a sua) e/ou parceiros, para auxiliá-los no processo dessas melhorias. Mas vejamos:
- Você já observou da rua se o seu estabelecimento; seja uma loja ou uma empresa de serviços, está apresentável ao seu público? Será que ela não está precisando daquela “mãozinha” de tinta? E internamente, ela está organizada? As prateleiras e os ambientes estão limpos e bem iluminados? Você trocou aquela lâmpada queimada? Os produtos estão arrumados, são apresentáveis? Os preços são justos? Seus funcionários estão bem treinados e apresentáveis para atenderem os clientes? Eles conhecem todos os produtos e/ou serviços que vocês oferecerem? Você faz cadastros, pesquisas e conversam com os clientes?- Basta você empresário, “olhar” o seu negócio com os “olhos” dos clientes, e principalmente saber ouvi-los, e perceberá que isso pode ser uns dos motivos de suas vendas ou serviços estarem diminuindo, caso não esteja praticando essas ações.- Aqui estou falando do “tripé de valor” que é a Qualidade X Preço X Serviço, que você oferta de forma simples e honesta ao cliente, e quando você o faz e o cliente percebe, estamos falando também da qualidade percebida do cliente; ou seja, você empresário atendeu as suas necessidades e superou as expectativas de seu consumo. Essas ações é que mantém os clientes fiéis a empresa. E isto fará com que ele comente de forma positiva com outras pessoas e aqui estamos falando da propaganda “boca a boca”.

Caros empreendedores todas essas simples ações, só surtirão efeitos se vocês as colocarem em prática, certo?.

Pessoal, hoje fico por aqui com essas “dicas” de como vocês podem melhorar as vendas em seus negócios.

Um grande abraço a todos e uma boa semana.


Autor: M.ICHI.


Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS