EMP: Pluz Size - Um seguimento que está aquecido, tem alta demanda e pouca oferta!



Olá pessoal, tudo bem com vocês?

No artigo de hoje vamos falar sobre o segmento de produtos Pluz Size, especificamente o de moda, uma vez que esse mercado não tem dado o seu devido valor a esses consumidores que estão à procura de produtos elegantes e de com mais qualidade; pois tem dificuldade de encontrarem lojas especializadas nesses tamanhos que lhe agradem.

Isto porque o mercado das roupas Plus Size está em alta e tem pouca oferta de produtos que são de agrado para a maioria dos consumidores e você leitor que gostaria de empreender nesse segmento, deve “enxergar” aí a sua oportunidade de negócio e/ou agregar um diferencial em sua loja/fábrica já existente.

Caso você queira empreender nesse mercado, para se ter uma idéia do seu tamanho, atualmente 51% da população brasileira está cima de seu peso ideal, (há 10 anos era de 43%) e desse total, hoje quase 18% dessa população são considerados obesos.

Outras pesquisas informam que:
- 71% desses consumidores têm dificuldades de encontrarem as roupas nas lojas e 86%, estão insatisfeitos com o que vêem nas vitrines.
- 59% do público feminino, têm dificuldade de comprarem vestidos de festas, 49% de lingerie e 56% de calças e que 38% adquirem mensalmente suas roupas.
- 70% desses consumidores dizem que os produtos Plus Size nas lojas em geral, são básicos demais e só 16% comprariam por despertar algum desejo ao verem os produtos. 
Então podemos concluir, que esse público são potenciais clientes que demandam por roupas de tamanho grandes [Maior que G (GG, XG, XGGG)], e estão ávidos para adquirirem produtos com qualidade e beleza, razão essa para o segmento estar em franco crescimento.
  Gente, para quem pensar em abrir um negócio no segmento de confecção, está aí boa oportunidade; porém, é desafiador atuar nesse nicho, pois vocês devem possuir um bom conhecimento sobre esse consumidor, suas reais necessidades, anseios, percepções e comportamentos (fazer pesquisas). São pessoas que não querem apenas vestir uma roupa que atenda ao seu manequim, que lhe deixem elegantes, mas, sobretudo, ressaltar seu estilo e beleza por meio do uso de roupas e acessórios da moda.

Outras oportunidades e tendências.

Já que estamos falando em segmento com grande potencial de consumo e crescimento, também podemos ver outras oportunidades para realizarmos negócios nesse nicho; que o comércio “on-line”, ou mais conhecido como o “e-commerce” ou “comercio eletrônico”.

Aqui pessoal, estamos falando sobre empreendedores que queiram investir em lojas “virtuais”, que bem planejadas são bem mais rentáveis; uma vez que os custos de investimentos nesses “modelos” de negócios são menores que uma loja física. E não é só de roupas que vocês devem avaliar a oportunidade, há outros produtos como biquínis, maiôs, vestidos de noivas, de festas, para exercícios físicos, ternos, calçados e acessórios; ou seja, há várias oportunidades para vocês explorarem, tanto para o público masculino, mas principalmente o feminino.

No Brasil o mercado Plus Size ainda é considerado pequeno e pouco explorado, razão para vocês avaliarem como uma boa oportunidade de negócio, principalmente, para quem deseja atuar em negócio focado no segmento de serviços.

Para os empresários que já estão com seus negócios em funcionamento e querem melhorar sua competitividade nesse mercado ou para aqueles que ainda não tem o seu próprio negócio e queiram concretizar, é fundamental elaborarem um bom PLANO DE NEGÓCIO, para evitar erros estratégicos no negócio e ficar fadado ao fracasso.

Gente, esse foi o tema dessa semana para vocês refletirem sobre as oportunidades de negócios que estão a nossa volta!

Um grande abraço,

Autor: M.ICHI.

Fonte de pesquisas:  
- Agência SEBRAE de notícias
- Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
- Revista FECOMÉRCIO

Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS