Plano de Negócio: Parte 3

Boa tarde pessoal,

Hoje vamos continuar com nosso estudo, estamos na parte 3 do Plano de Negócio.

Caso não tenha visto segue o link PARTE 1 e PARTE 2

Vamos lá:



1. Sumário executivo

O sumário  dever ser um resumo de seu plano e, preferencialmente, deve conter entre duas e quatro  páginas.  Esta seção deverá resumir  seu plano de negócio, fornecendo uma visão geral destinada principalmente para atrair a atenção e o interesse dos leitores, bem como ser capaz de despertar interesse em potenciais fontes de
financiamento. Muitas vezes, os mais sofisticados investidores vão apenas  ler esta seção, por isso é fundamental captar a sua atenção nesse resumo.

Esta seção deve transmitir uma visão objetiva e precisa da sua empresa, conceituando suas vantagens competitivas e sua diferenciação em relação aos concorrentes. Partindo de
um pressuposto no qual todo recurso para investimento é limitado, caso seu resumo não convença o potencial investidor ou as fontes de financiamento a continuar lendo seu plano, o objetivo descrito no sumário  executivo não foi alcançado.O sumário  de um plano deve:

• Definir seus objetivos e a missão de sua empresa.
• Descrever o seu negócio e os mercados-alvo para o produto e/ou serviço.
• Distinguir seu produto e/ou serviço da sua concorrência, enfatizando qual mercado pretende atingir.
• Especificar se seu negócio competirá em um grande  mercado existente ou criará um novo nicho de mercado.
• Exemplificar de forma concisa e convincente por que sua empresa terá sucesso em uma situação  competitiva – chaves do sucesso.
 • Descrever sua equipe de gestão, enfatizando a experiência e as habilidades especiais de cada executivo. Quando  houver algum tipo de
deficiência  em seu grupo de gestão, mencioná- las e demonstrar como espera mitigar cada um dos pontos.
• Resumir as principais projeções financeiras para os próximos três a cinco anos – dependendo
do tipo de mercado e produto que pensa em desenvolver.

Ao final do sumário  executivo, caso tenha  como objetivo buscar recursos externos, é necessário incluir nesse resumo as necessidades financeiras, acrescentando os tipos de recurso necessários, como serão gastos e como a empresa pretende pagar os recursos financeiros obtidos no mercado. Caso a necessidade de recurso seja fixa para um objetivo específico, essa parte do resumo pode ser simplificada.

Uma visão geral do conteúdo do seu plano de negócio permite que gestores, parceiros estratégicos ou investidores captem rapidamente o conceito e a direção de seu plano de modo

que, à medida  que lerem as páginas seguintes, terão uma ideia clara de suas intenções. Você encontrará diversas formas de utilização para este sumário, tais como promover sua empresa em sua comunidade de negócios, com fornecedores de produtos e serviços empresariais e muitos de seus stakeholders.


2. História da empresa

Se você está desenvolvendo um plano de negócio exclusivamente para uso interno de sua organização, a história de sua empresa pode ser omitida. Esta seção é destinada principalmente para potenciais fontes de investimento e parceiros  estratégicos que precisam entender o histórico de sua empresa e como chegou ao momento atual. Essas informações podem demonstrar pontos importantes na decisão de um possível investimento. Esta seção do plano deve discutir os seguintes aspectos:

• Fundação da empresa, sua evolução até a data atual e uma breve descrição dos fundadores, com ênfase na experiência de cada um e seu papel na sociedade.
• Forma de organização e distribuição de capital. Caso seja uma sociedade anônima, resumir  a forma de capitalização da empresa, as classes de ação e outros dados relevantes.
• Histórico da companhia, para aquelas que já existem ou um resumo de como começou, para novas em fase de start-up.
• Localidades das fábricas, dos escritórios
e dos depósitos  – estrutura e abrangência logística.
 • Descrição de cada produto e/ou serviço relevante que a empresa desenvolveu e/ou comercializou ao longo de sua história.
• Empréstimos ou investimentos anteriores por fontes externas, bem como os investimentos realizados pela atual gestão da empresa, incluindo aqueles em curso.
• Descrição de todas as obrigações  de royalties, concessões de preço, arrendamento ou outros compromissos financeiros, incluindo os nomes dos envolvidos e os principais termos de cada compromisso. 



3. O produto/serviço


Um dos pontos-chaves para o sucesso em seu planejamento estratégico, e por consequência na elaboração do seu plano de negócio, é saber quais características de seus produtos o diferenciam da concorrência. Assim, ao descrever  seu produto e/ou serviço, tenha  uma atenção especial para as características que o distinguem de outros
no mercado e os benefícios específicos de cada um. Identifique os melhores atributos que diferem seus produtos e/ou serviços dos outros existentes.

O objetivo de falar sobre seus produtos é saber exatamente qual tipo de desenvolvimento se pretende fazer. Nesta parte do planejamento, deverá ser incluído um resumo de todos os produtos e serviços existentes ou previstos pela empresa. A extensão e o detalhe das informações dependem do número de produtos ou serviços. A forma de descrever  deve ser resumida e compreensível para pessoas que, possivelmente, não tenham um entendimento total de seu mercado.

Neste tópico, devemos também incluir qualquer discussão sobre proteção jurídica que a empresa apresente sobre seus produtos ou que tenha  solicitado, como: patentes, direitos autorais, marcas registradas, etc. Caso alguma dessas proteções distancie seus produtos e serviços da concorrência, aproveite esta área para exemplificar melhor.


Caso sua empresa tenha  obtido aprovações governamentais ou se utilize de produtos controlados, aproveite esta seção para descrever  os principais detalhes que poderão ser fornecidos  em uma fase posterior. 

4. O mercado

Após a descrição de seus produtos, é importante descrever  qual o ambiente de mercado atual se pretende encontrar, ressaltando as oportunidades e identificando as dificuldades e os riscos existentes no mercado. Se seu produto é novo, provavelmente será necessária uma pesquisa de
mercado para colocá-lo em dimensões consistentes no presente e no futuro.  Essa pesquisa pode ser realizada por meio de associações  existentes no próprio mercado ou em mercados correlatos.

Nesta parte do plano, devemos descrever  os resultados encontrados nas pesquisas e análise de informações correlatas. Caso não tenha  sido
possível obter dados conclusivos sobre o tamanho do mercado, devemos descrever  um plano de como se pretende conseguir tais informações e
como pretendemos seguir com o acompanhamento do mercado.

Se seu produto ou serviço representa uma melhoria de algo que já esteja disponível,  as dimensões básicas do mercado já estão mais bem definidas. Nesse caso, podemos  utilizar os dados históricos e as previsões da indústria para contextualizar a parte inicial que se pretende atingir. Como parte de sua descrição geral
do mercado, os seguintes fatores devem ser considerados:

Importante ressaltar características especiais de sazonalidade, venda cíclica ou qualquer outro fator importante do mercado
 • Quem são seus clientes?
• Indústria – mercado intermediário.
• Instituições e órgãos governamentais.
• Clientes – mercado final.
• Qual o histórico (últimos três a cinco anos) e
a previsão (próximos três a cinco anos) para o mercado, qual a taxa de crescimento esperada para cada segmento de mercado?
• Onde estão os mercados atuais e futuros?
• Podem ser mercados regionais,  nacionais ou internacionais.
• Como se pretende vender para cada segmento de mercado?
• Algumas das opções incluem agentes, distribuidores, representantes, a empresa de vendas, a resposta direta e a distribuição de múltiplos.
• Em que nível hierárquico é tomada a decisão de compra dos produtos?
• Administrador, operador técnico, departamento de Compras.
• Diretoria,  Comitê Executivo da empresa.
• Como o mercado compra seu produto ou serviço?
• Licitação.
• Contratos anuais ou de longo prazo.
• Distribuidores ou estabelecimentos especializados.
• Qual o posicionamento dos seus produtos quanto ao desempenho, à confiabilidade, à durabilidade, à disponibilidade, ao preço e ao serviço. 
_____________________________________________________________________________

Bom pessoal, por enquanto ta bom, segue na quinta que vem a continuação do estudo Plano de Negócio.

Abraços.

Autor: Eddie

Comentários

Postagens mais vistas

Como foi 1° Dia de Brasil Game Show (Imprensa) ?

Dicas de filmes sobre empreendedorismo – Parte II

ROCKFEST, o verdadeiro festival de Rock ‘N’ Roll!

M.G.: Marvel's Avengers - Novo Game da Square Enix

FILMES: VENTOS DA LIBERDADE