EMP: Enterprise Resource Planning (ERP)



Hoje vamos falar um pouco sobre como maximizar nossa produção com inovação e, para um empreendedor, a inovação é a ferramenta que possibilita desenvolver e alavancar o seu negócio em qualquer cenário. Nessa perspectiva, é importantíssimo que o uso do Enterprise Resource Planning (ERP) seja feito de modo a maximizar as oportunidades e os nichos de mercado. 


Você sabe como o sistema ERP pode maximizar a produção de sua empresa? Que tal compreender todo esse processo?  Vamos lá! 

Como funciona o software de ERP? 

Vamos definir as funcionalidades que estão presentes em um programa ERP:
  • Integração entre todos os departamentos; 
  • Acompanhamento das vendas (receita obtida e dos gastos da companhia);
  • Auxilia nas tomadas de decisões;
  • Otimiza as atividades manuais;
  • Reduz o tempo dos processos gerenciais.
A lista de oportunidades decorrentes dessa ferramenta é bastante ampla. O que devemos destacar é que é possível aumentar a otimização da atividade e a produção. Uma empresa que quer aumentar as suas ações necessita ter um bom planejamento e acompanhamento de todos os processos. 
Inovar é algo que sempre gera algumas dúvidas, e para você, empreendedor, é preciso que haja a definição das metas de inovação, que são responsáveis por medirem o alcance e a facilidade de um projeto para se tornar uma inovação que gere sucesso e valor para a companhia. 
Na modelagem dos sistemas ERP é preciso que exista a compatibilidade com os recursos inovadores. Realizar uma nova forma de demonstração de um produto, criar novas campanhas de marketing ou realizar um novo tipo de contato e prospecção com o seu cliente são maneira simples de se inovar.
 Assim, a surpresa e o estado de contentamento dos seus consumidores impactarão de forma positiva no seu negócio. 

Como o meu ERP poderá me ajuda na medição e no indicador de inovação? 

Para criar indicadores de inovação na aquisição de um ERP é necessário fazer algumas:
  • quais os desejos do usuário da plataforma?
  • qual a viabilidade financeira desse projeto?
  • quanto é tecnicamente possível a implantação dessa ferramenta? 
Após isso, os indicadores de inovação são utilizados para a definição de iniciativas dentro da empresa. Imagine que o seu ERP foi utilizado para determinar todo o custo da mercadoria vendida, da produção ao despacho. Com isso, é possível realizar uma destinação correta dos lucros para uma iniciativa inovadora, que pretende realizar a demonstração do produto nos pontos de venda.  
Percebeu como o ERP pode ser utilizado para maximizar as oportunidades de inovação? Com a definição dos indicadores, o empreendedor pode se preparar para implementar, de fato, mudanças na companhia.  Assim não espere até amanha, comece agora com essa mudança.
Até a próxima.
att

Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS