EVENTOS: Novembro Azul

Olá internautas...

Hoje vamos falar sobre o novembro azul, é coleguinhas Outubro foi o mês das meninas se cuidarem, mas agora chegou mês dos meninos... pensaram que iam fugir hein!!

Bom vamos falar um pouco sobre o novembro azul...

Por quê novembro?

Novembro foi escolhido como mês oficial de conscientização sobre o câncer de próstata, pois 17/11 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O "Azul” veio da cor oficial usada como símbolo de combate à doença. Surgiu assim o Novembro Azul.

Este mês é focado no combate ao câncer de próstata, na conscientização dos homens a se cuidarem, alguns dados são importantes nessa batalha de conscientização, assim como o câncer de mama, o câncer de próstata é a segunda doença mais comum entre os homens, são quase 13 mil mortes ao ano.

O que é a próstata?
A próstata é uma glândula que fica abaixo da bexiga no corpo dos homens.
O câncer de próstata se desenvolve na glândula do órgão reprodutor masculino, responsável pelo armazenamento e produção do sêmen.

Sintomas

câncer de próstata em estágio inicial geralmente não causa sintomas, enquanto em estágio avançado pode causar algumas Como:

-Fluxo urinário fraco ou interrompido.
-Impotência.
-Vontade de urinar frequentemente à noite.
-Sangue na urina
-Dor ou ardor durante ao urinar
-Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.
-Perda do controle da bexiga ou intestino devido a pressão do tumor sobre a medula espinhal.

Como tratar??

O tratamento depende do tamanho e da classificação do tumor, assim como da idade do paciente e pode incluir a remoção cirúrgica da próstata, radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos

Como prevenir?
O exame preventivo de toque junto com o PSA (Antígeno prostático específico) é a melhor forma de detectar alterações que podem indicar um tumor ainda no começo. O exame é recomendado a partir dos 45 anos, principalmente para quem já teve casos da doença na família pode ser iniciado antes. Deve ser feito uma vez por ano,detalhe importante hein!! Esse exame dura menos que 10 segundos.
Então homens já passou da hora de acabar com esse preconceito do exame de toque e vamos nos cuidar né, pois a sua saúde vale muito mais que qualquer medo.


Então fico por aqui com a consciência de ter tentado transmitir a mensagem de como a prevenção é importante, não só para essa doença, mas como outras também.


Ps: Homens aproveitem a ida ao médico e façam logo o check up geral, mulheres incentivem e apoiem seus homens a fazer a prevenção.
Sem mais de longas..até a próxima pessoal...

Autor: benjamim

Comentários

PODCAST: ENTRE GEEKS - ULTIMOS EPISODIOS