M.B.S.:Estresse X Alimentação!

Autor Parceiro: Apollo
30/04/2019



Nos dias atuais muitas pessoas vivem estressadas devido as cobranças em relação ao trabalho, família, relacionamentos, ou outros fatores que possam levar ao estresse, mas o que a nutrição pode ajudar nesse aspecto?

Fisiologicamente, o estresse ocorre quando nossa homeostasia (equilíbrio fisiológico) se desalinha. O que eu quero dizer com isso? Imagine que seu corpo é uma balança onde de um lado existem fatores que te trazem paz emocional e felicidade, e no outro lado dessa balança estão fatores citados acima, como o lado causador de problemas, quando um lado pesa mais que o outro entramos em uma relação SAÚDE x DOENÇA.

O estresse nada mais é que sua resposta biológica de adaptações externas e internas, onde você pode reagir extravasando com irritabilidade, ou guardando para si todo mal acumulado, é o famoso conceito “Reação de Luta ou Reação de Fuga”
Dentro dessas adaptações estão algumas que reforçam que a pessoa encontrasse estressada, são eles os mais conhecidos:

•             Aumento da pressão arterial (onde acaba melhorando a atividade esquelética cerebral e consequentemente aumentando a oxigenação)
•             Fígado libera glicose (com a intenção de fornecer mais energia para os músculos e para o cérebro)
•             Dilatação dos brônquios e aumento da frequência respiratória (aumentando a captação de oxigênio).

A adequação dos processos causa uma desregulação de muitos hormônios, dentre eles o CORTISOL, ADRENALINA, GLUCAGON E HORMÔNIOS TIREOIDIANOS. E com essa liberação os sintomas também aparecem com mais frequência, aquela sensação de desgaste físico, mal-estar, irritabilidade ou emotividade, insônia, diarreias frequentes e até mesmo o desejo sexual diminuído.

E tudo isso pode ser reduzindo ou até mesmo tratado com uma alimentação que tenha influência direta no controle do eixo HPA (Hipotálamo – Hipófise – Adrenal).

Essa alimentação deve conter a adequação principalmente de Vitaminas e Minerais, que são reduzidas quando entramos no processo de estresse.


Redes Social:
Instagram
@_apolloteam
@diegorenk
@bruno_stl

Comentários

Postagens mais vistas

Dicas de filmes sobre empreendedorismo – Parte II

ROCKFEST, o verdadeiro festival de Rock ‘N’ Roll!

M.G.: Marvel's Avengers - Novo Game da Square Enix

FILMES: VENTOS DA LIBERDADE

Unboxing E.L.A.N.E. #01